GParted Download Live: Como gerenciar suas partições de disco com uma ferramenta gratuita e de código aberto
Você precisa criar, redimensionar, mover ou excluir partições em seu disco rígido ou outro dispositivo de armazenamento? Você deseja usar uma ferramenta gratuita e de código aberto que oferece suporte a vários sistemas de arquivos e sistemas operacionais? Se sim, então você deve tentar o GParted Live, uma distribuição GNU/Linux inicializável que contém o editor de partições GParted. Neste artigo, mostraremos como baixar e usar o GParted Live, bem como executar algumas tarefas comuns de particionamento de disco com ele.
gparted download live
Download File: https://shoxet.com/2vRDUG
O que é o GParted e por que usá-lo?
GParted (abreviação de GNOME Partition Editor) é um front-end gráfico para GNU Parted, uma ferramenta de linha de comando para manipular partições de disco. O GParted é um aplicativo oficial do GNOME que pode ser executado no Linux e em outros sistemas operacionais. Ele pode criar, excluir, redimensionar, mover, verificar, rotular e copiar partições e seus sistemas de arquivos. Isso é útil para criar espaço para novos sistemas operacionais, reorganizar o uso do disco, copiar dados entre discos e espelhar partições.
Recursos e benefícios do GParted
Alguns dos recursos e benefícios do uso do GParted são:
Ele suporta muitos sistemas de arquivos, como Ext2/3/4, FAT16/32, NTFS, HFS+, XFS, Btrfs, ReiserFS, Linux-swap e muito mais.
Ele pode trabalhar com tabelas de partição MBR e GPT, bem como configurações híbridas de MBR/GPT.
Ele pode alinhar partições para mebibyte (MiB) ou limites de cilindro tradicionais para desempenho ideal.
Ele pode habilitar e desabilitar sinalizadores de partição, como boot ou hidden.
Ele pode tentar resgatar dados de partições perdidas ou danificadas.
Ele tem uma interface gráfica de usuário simples e intuitiva que está em conformidade com as Diretrizes de Interface Humana do GNOME.
É um software gratuito e de código aberto licenciado sob a licença GPL-2.0 ou posterior.
GParted alternativas e comparação
Existem muitos outros gerenciadores de partições disponíveis para Windows, Linux e outros sistemas operacionais.Alguns deles são gratuitos e de código aberto, enquanto outros são proprietários e comerciais. Alguns deles têm mais recursos do que o GParted, enquanto outros têm menos. Alguns deles têm uma interface gráfica com o usuário, enquanto outros são baseados em linha de comando. Aqui estão algumas das alternativas mais populares ao GParted e como elas se comparam:
NomeTipoCaracterísticasPrósContras
MiniTool Partition WizardFreemium / ProprietárioGerenciador de partição / Ferramenta de clonagem de disco / Ferramenta de recuperação de dados / Ferramenta de benchmark de disco / Analisador de espaço em discoFácil de usar / Portátil / Suporta várias operações de disco / Suporta Windows 11/10/8/7/XPVersão gratuita limitada / Sem suporte para Linux / Sem suporte de disco dinâmico / Empacotado com instalador de antivírus
EaseUS Partition MasterFreemium / ProprietárioGerenciador de partição / ferramenta de clonagem de disco / ferramenta de recuperação de dados / ferramenta de migração do sistema / ferramenta de otimização de SSDFácil de usar / Abrangente / Suporta várias operações de disco / Suporta Windows 11/10/8/7 Versão gratuita limitada / Sem suporte para Linux / Sem suporte de disco dinâmico / Empacotado com instalador de antivírus
Especialista em partição MacroritFreemium / ProprietárioGerenciador de partições / Ferramenta de clonagem de disco / Ferramenta de limpeza de dados / Ferramenta de verificação de discoFácil de usar / Portátil / Suporta várias operações de disco / Suporta Windows 11/10/8/7/XPVersão gratuita limitada / Sem suporte para Linux / Sem suporte de disco dinâmico / Empacotado com instalador de antivírus
Assistente de Partição AOMEIFreemium / ProprietárioGerenciador de partição / ferramenta de clonagem de disco / ferramenta de migração do sistema / ferramenta de otimização de SSDFácil de usar / Abrangente / Suporta várias operações de disco / Suporta Windows 11/10/8/7/XPVersão gratuita limitada / Sem suporte a Linux / Sem suporte a disco dinâmico
fdiskLivre e de código abertoGerenciador de partição de linha de comando para Linux e outros sistemas semelhantes ao UnixLeve / Rápido / Flexível / Suporta vários sistemas de arquivos e tabelas de partiçãoSem interface gráfica do usuário / Requer conhecimento e habilidades técnicas / Pode ser arriscado se usado incorretamente
cfdiskLivre e de código abertoGerenciador de partições baseado em Curses para Linux e outros sistemas semelhantes ao UnixLeve / Rápido / Flexível / Suporta vários sistemas de arquivos e tabelas de partiçãoSem interface gráfica do usuário (mas possui um menu baseado em texto) / Requer conhecimento e habilidades técnicas / Pode ser arriscado se usado incorretamente
Utilitário de DiscoGratuito e proprietárioGerenciador de partições para macOS e OS XFácil de usar / Integrado com o sistema operacional / Suporta várias operações de disco e sistemas de arquivosSem suporte para Windows ou Linux / Recursos limitados em comparação com outras ferramentas
Gerenciamento de DiscoGratuito e proprietárioGerenciador de partições para WindowsFácil de usar / Integrado com o sistema operacional / Suporta várias operações de disco e sistemas de arquivosSem suporte para Linux ou macOS / Recursos limitados em comparação com outras ferramentas
Fonte: Wikipedia, sites oficiais e comentários de usuários
Como você pode ver, o GParted tem algumas vantagens sobre seus concorrentes, como ser gratuito e de código aberto, oferecer suporte a vários sistemas de arquivos e tabelas de partição e poder ser executado a partir de um live CD ou USB. No entanto, também possui algumas desvantagens, como não ter versão para Windows ou macOS, ter uma interface menos amigável do que algumas ferramentas e exigir uma reinicialização para usá-la. Portanto, você deve escolher a ferramenta que melhor se adapta às suas necessidades e preferências.
Como baixar e usar o GParted Live
GParted Live é uma pequena distribuição GNU/Linux que contém o aplicativo GParted. Ele pode ser baixado como um arquivo de imagem ISO que pode ser gravado em um CD ou unidade USB. Você pode inicializar a partir do CD ou unidade USB e usar o GParted sem instalar nada no seu computador. Isso é útil se você deseja modificar partições em seu disco rígido principal ou se deseja usar o GParted em computadores diferentes.
Baixando o GParted Live do SourceForge
O site oficial do GParted Live é . Lá você pode encontrar a versão mais recente do GParted Live, bem como versões mais antigas e notas de lançamento.Você também pode encontrar as somas de verificação dos arquivos de imagem ISO para verificar sua integridade.
Para baixar o GParted Live do SourceForge, siga estas etapas:
Vá para .
Selecione a pasta da versão mais recente (por exemplo, 1.3.1-1).
Selecione o arquivo de imagem ISO que corresponda à arquitetura do seu computador (por exemplo, gparted-live-1.3.1-1-amd64.iso para computadores de 64 bits).
Clique no botão Download e salve o arquivo em seu computador.
Se desejar, você também pode baixar o arquivo de assinatura (por exemplo, gparted-live-1.3.1-1-amd64.iso.sig) para verificar a autenticidade do arquivo de imagem ISO. Você precisará de um programa GPG e da chave pública GParted para fazer isso. Você pode encontrar as instruções sobre como fazer isso no site oficial.
Gravando o GParted Live em um CD ou USB
Depois de baixar o arquivo de imagem ISO do GParted Live, você precisa gravá-lo em um CD ou unidade USB. Você pode usar qualquer software que possa gravar arquivos ISO, como Rufus, Etcher ou CDBurnerXP. Aqui estão as etapas gerais para fazer isso:
Insira um CD virgem ou unidade USB em seu computador.
Inicie o software que pode gravar arquivos ISO e selecione o arquivo de imagem ISO do GParted Live.
Selecione o CD ou unidade USB como destino e inicie o processo de gravação.
Aguarde até que o processo seja concluído e ejete o CD ou a unidade USB.
Inicializando a partir do GParted Live e usando a interface gráfica
Agora que você tem um CD ou unidade USB inicializável com o GParted Live, pode usá-lo para inicializar o computador e executar o GParted. Aqui estão as etapas gerais para fazer isso:
Insira o CD ou drive USB em seu computador e reinicie-o.
Pressione a tecla apropriada para entrar no menu de inicialização (por exemplo, F12, F9, Esc, etc.) e selecione o CD ou a unidade USB como opção de inicialização.
Aguarde até que o GParted Live carregue e exiba uma tela de boas-vindas com algumas opções. Você pode escolher as configurações padrão ou alterá-las de acordo com suas preferências.
Depois de selecionar as opções, pressione Enter e aguarde até que o GParted Live inicie a interface gráfica do usuário.
Você verá uma janela com uma lista de discos e partições em seu computador. Você pode selecionar qualquer disco ou partição e executar várias operações usando os botões da barra de ferramentas ou os itens do menu.
Quando terminar suas tarefas, você pode fechar o GParted e desligar ou reiniciar o computador.
Como executar tarefas comuns de particionamento de disco com o GParted
O GParted permite que você execute muitas tarefas de particionamento de disco, como criar, redimensionar, mover, formatar, excluir e copiar partições. Nesta seção, mostraremos como realizar algumas dessas tarefas usando o GParted Live. Observe que essas tarefas podem variar dependendo do layout do disco, tipo de sistema de arquivo e sistema operacional. Portanto, você deve sempre fazer backup de seus dados antes de fazer alterações em suas partições.
Criando uma nova partição
Se você deseja criar uma nova partição em seu disco, precisa ter algum espaço não alocado disponível. Você pode usar um espaço não alocado existente ou reduzir uma partição existente para criar algum espaço livre. Para criar uma nova partição usando o GParted, siga estas etapas:
Selecione o disco onde deseja criar uma nova partição (por exemplo, /dev/sda).
Clique com o botão direito do mouse no espaço não alocado e selecione Novo.
Uma caixa de diálogo aparecerá onde você pode especificar o tamanho, alinhamento, tipo de sistema de arquivos, rótulo e sinalizadores da nova partição. Você também pode arrastar o controle deslizante ou inserir os valores manualmente.
Clique em Adicionar e você verá uma operação pendente na parte inferior da janela.
Para aplicar as alterações, clique em Aplicar na barra de ferramentas ou selecione Editar > Aplicar todas as operações no menu.
Uma caixa de diálogo de confirmação aparecerá onde você pode revisar as alterações e clicar em Aplicar novamente.
Aguarde até que o GParted termine de criar a nova partição e exiba uma mensagem que diz "Todas as operações concluídas com êxito".
Redimensionar ou mover uma partição
Se você deseja redimensionar ou mover uma partição existente em seu disco, verifique se há espaço livre suficiente disponível antes ou depois da partição. Você pode usar um espaço não alocado existente ou reduzir ou expandir outra partição para criar algum espaço livre. Para redimensionar ou mover uma partição usando o GParted, siga estas etapas:
Selecione o disco onde deseja redimensionar ou mover uma partição (por exemplo, /dev/sda).
Clique com o botão direito do mouse na partição que deseja redimensionar ou mover e selecione Redimensionar/Mover.
Uma caixa de diálogo aparecerá onde você pode arrastar as bordas da partição para redimensioná-la ou arrastar toda a partição para movê-la. Você também pode inserir os valores manualmente.
Clique em Redimensionar/Mover e você verá uma operação pendente na parte inferior da janela.
Para aplicar as alterações, clique em Aplicar na barra de ferramentas ou selecione Editar > Aplicar todas as operações no menu.
Uma caixa de diálogo de confirmação aparecerá onde você pode revisar as alterações e clicar em Aplicar novamente.
Aguarde até que o GParted termine de redimensionar ou mover a partição e exiba uma mensagem que diz "Todas as operações concluídas com êxito".
Formatando uma partição
Se você deseja formatar uma partição existente em seu disco, precisa escolher um tipo de sistema de arquivos compatível com seu sistema operacional e suas necessidades. Você também pode atribuir um rótulo e sinalizadores à partição. Para formatar uma partição usando o GParted, siga estas etapas:
Selecione o disco onde deseja formatar uma partição (por exemplo, /dev/sda).
Clique com o botão direito do mouse na partição que deseja formatar e selecione Formatar para.
Uma caixa de diálogo aparecerá onde você pode selecionar o tipo de sistema de arquivos (por exemplo, ext4, ntfs, fat32, etc.), o rótulo e os sinalizadores da partição.
Clique em Formatar e você verá uma operação pendente na parte inferior da janela.
Para aplicar as alterações, clique em Aplicar na barra de ferramentas ou selecione Editar > Aplicar todas as operações no menu.
Uma caixa de diálogo de confirmação aparecerá onde você pode revisar as alterações e clicar em Aplicar novamente.
Aguarde até que o GParted termine de formatar a partição e exiba uma mensagem que diz "Todas as operações concluídas com êxito".
Excluindo uma partição
Se você deseja excluir uma partição existente em seu disco, precisa estar ciente de que isso apagará todos os dados dessa partição e a tornará um espaço não alocado. Você pode usar esse espaço para criar uma nova partição ou expandir outra partição. Para excluir uma partição usando o GParted, siga estas etapas:
Selecione o disco onde deseja excluir uma partição (por exemplo, /dev/sda).
Clique com o botão direito do mouse na partição que deseja excluir e selecione Excluir.
Você verá uma operação pendente na parte inferior da janela.
Para aplicar as alterações, clique em Aplicar na barra de ferramentas ou selecione Editar > Aplicar todas as operações no menu.
Uma caixa de diálogo de confirmação aparecerá onde você pode revisar as alterações e clicar em Aplicar novamente.
Aguarde até que o GParted conclua a exclusão da partição e exiba uma mensagem que diz "Todas as operações concluídas com êxito".
Conclusão e perguntas frequentes
Conclusão
O GParted Live é uma ferramenta poderosa que pode ajudá-lo a gerenciar suas partições de disco com facilidade. É gratuito e de código aberto, oferece suporte a vários sistemas de arquivos e tabelas de partição e pode ser executado a partir de um live CD ou USB. Você pode usá-lo para criar, redimensionar, mover, formatar, excluir e copiar partições em seu disco rígido ou outro dispositivo de armazenamento. No entanto, você deve sempre fazer backup de seus dados antes de fazer alterações em suas partições, pois sempre há risco de perda ou corrupção de dados. Você também deve escolher a ferramenta que melhor se adapta às suas necessidades e preferências, pois existem muitas outras alternativas ao GParted disponíveis para diferentes sistemas operacionais e finalidades.
perguntas frequentes
Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o GParted Live:
Posso usar o GParted Live no Windows ou macOS?
Não, o GParted Live é compatível apenas com Linux e outros sistemas semelhantes ao Unix. No entanto, você pode usá-lo para modificar partições em discos com Windows ou macOS instalados.Você só precisa inicializar a partir do GParted Live em vez de seu sistema operacional principal.
Posso usar o GParted Live em SSDs ou unidades NVMe?
Sim, o GParted Live pode funcionar com SSDs ou drives NVMe, desde que sejam reconhecidos pelo BIOS ou UEFI do seu computador. No entanto, você deve ter cuidado ao executar operações de disco nesses tipos de unidades, pois elas têm ciclos de gravação limitados e podem se desgastar mais rapidamente. Você também deve ativar o suporte TRIM para SSDs ou unidades NVMe para melhorar seu desempenho e vida útil.
Posso usar o GParted Live em discos ou partições criptografadas?
Não, o GParted Live não pode acessar discos ou partições criptografadas. Você precisa descriptografá-los antes de usar o GParted Live neles. Você pode usar ferramentas como VeraCrypt, BitLocker, LUKS ou FileVault para criptografar ou descriptografar seus discos ou partições. [^10 ^]
Posso usar o GParted Live em matrizes RAID ou volumes LVM?
Sim, o GParted Live pode funcionar com matrizes RAID ou volumes LVM, desde que sejam reconhecidos pelo BIOS ou UEFI do seu computador. No entanto, você deve ter cuidado ao executar operações de disco nesses tipos de dispositivos, pois eles podem ter dependências ou configurações com as quais o GParted Live não consegue lidar. Você também deve fazer backup de seus dados e usar as ferramentas projetadas para gerenciar matrizes RAID ou volumes LVM, como mdadm ou lvm2.
Posso usar o GParted Live em discos ou partições virtuais?
Sim, o GParted Live pode funcionar com discos ou partições virtuais, desde que sejam reconhecidos pelo BIOS ou UEFI do seu computador. No entanto, você deve ter cuidado ao executar operações de disco nesses tipos de dispositivos, pois eles podem ter limitações ou restrições com as quais o GParted Live não consegue lidar. Você também deve fazer backup de seus dados e usar as ferramentas projetadas para gerenciar discos ou partições virtuais, como VirtualBox ou VMware.
Onde posso encontrar mais informações ou suporte para o GParted Live?
Se você quiser saber mais sobre o GParted Live, visite o site oficial em . Lá você pode encontrar a documentação, capturas de tela, fóruns, listas de discussão, relatórios de bugs e outros recursos do GParted Live. Você também pode se juntar à comunidade GParted e contribuir para o desenvolvimento do GParted Live relatando bugs, traduzindo textos, escrevendo código ou doando dinheiro.
0517a86e26
Коментарі